NASA acredita perdida comunicação com robô Spirit
5/25/2011 07:41:00 PMRichard Caique de OliveiraWashington, 25 maio (Prensa Latina) A Administração Nacional de Aeronáutica e do Espaço (NASA) anunciou hoje que deu por perdida a comunicação com o robô geólogo Spirit que explorou desde o 2004 a superfície do planeta Marte.
Desde faz em um ano os engenheiros da agência espacial perderam o contato com o veículo robótico, o que tinha ocorrido com anterioridade em 2009 ao ficar atrapalhado em uma armadilha de areia de onde depois saiu.
Com tristeza temos que lhe dizer adeus ao Spirit , expressou John Calas, chefe do Projeto no Laboratório Jato (JPL) da NASA.
Os esforços da agência se centrarão agora em sua sonda gêmea Opportunity, a qual desceu em janeiro de 2004 em solo marciano, mas no pólo oposto do planeta vermelho ao que o fez Spirit.
A vida útil destes veículos robóticos estava prevista só para três meses, mas ultrapassaram com crescença essa expectativa: Opportunity ainda contribui importantes dados sobre a superfície marciana e seu gêmeo Spirit, o fez durante seis anos.
Ainda se desconhece o porquê suas equipes deixaram de funcionar, mas, é possível que tiverem ficado descontinuados pelos ventos do forte inverno marciano.
O robô Opportunity é o que mais resultados tem obtido no estudo da superfície de Marte: posou-se em uma zona com evidências de uma importante presença de minerais, enquanto Spirit chegou a uma região com muito poucos indícios de existência de água em um passado geológico.
No entanto, o robô foi o primeiro em registrar as formações de pó no planeta.
0 comentários