Chuva chega à Zona Sul do Rio

4/26/2011 07:25:00 PMLuciano Santos

A chuva atinge a Zona Sul do Rio, no fim da tarde desta terça-feira (26). Há alguns pontos de congestionamento na Rua Jardim Botânico, na altura do Parque Lage, no sentido Gávea.

Segundo o Alerta Rio, há registro de chuva fraca na última hora no Vidigal, no Leblon, e na Rocinha, Gávea, além de Jardim Botânico e Lagoa.
Chuva na Lagoa (Foto: Tássia Thum/G1)









A chuva também atinge a Zona Norte do Rio, a região mais afetada pelo temporal que caiu na noite de segunda-feira (25). O Centro de Operações da prefeitura do Rio informou que chove, de maneira moderada, na Praça da Bandeira e na Radial Oeste, duas vias importantes e de grande fluxo na região.
No entanto, segundo o Centro de Operações, ainda não há registros de alagamentos ou bolsões de água na Praça da Bandeira. Na noite de segunda-feira o bairro ficou alagado.
Arco-íris contrasta com céu cinza na Tijuca, na tarde desta terça-feira (26) (Foto: Marco Antonio Estrella/ TV Globo)
O Centro de Operações informou ainda que chove fraco, na tarde desta terça, na Rocinha, Urca, ambos na Zona Sul, além de Tijuca, na Zona Norte, e Alto da Boa Vista.
Pela manhã, também choveu nos bairros de Anchieta, no subúrbio, e Bangu, Santa Cruz e Sepetiba, na Zona Oeste, mas não houve registro de alagamentos ou transtornos na região. Segundo dados do Alerta Rio, a cidade ainda segue em estado de atenção em todas as regiões da cidade. Ou seja, com possibilidade de chuva moderada a ocasionalmente forte, ao longo do dia.
Previsão de chuva até sexta-feira (29)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou no início da tarde desta terça-feira (26) umalerta indicando que as condições meteorológicas são favoráveis a acumulados significativos de chuva em todo o estado do Rio até 0h de quarta-feira (27). De acordo com o Inmet, o mau tempo deve continuar até a próxima sexta-feira (29).
No entanto, a meteorologista do Inmet, Marlene Leal descartou a possibilidade de uma chuva igual a que castigou principalmente a Zona Norte do Rio na noite de segunda-feira (25).
Temporal
O temporal começou ainda na noite de segunda-feira (25) e se estendeu pela madrugada. Os bombeiros informaram ter resgatado um corpo nas imediações da Praça da Bandeira. Além de ter alagado bairros, as chuvas causaram a interdição da Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá por causa do deslizamento de uma pedra.
Após o temporal, a cidade entrou em estágio de atenção, de acordo com boletins do Alerta Rio. Segundo o órgão, há a possibilidade de chuva moderada a ocasionalmente forte nesta manhã. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que  a previsão é de tempo parcialmente nublado, passando a nublado, mas com pancadas de chuvas isoladas.
As estações pluviométricas com maior incidência de chuva nas últimas 24h foram: Tijuca/Muda (274,2 mm), Tijuca (218,2 mm) e Grajaú (185,0 mm), na Zona Norte.De acordo com o Alerta Rio, a chuva forte  acumulou 274 mm, em um período de nove horas,  apenas na estação pluviométrica Tijuca/Muda. A mesma estação registrou, às 21h de segunda, o terceiro maior pico de chuva desde a criação do Alerta Rio, em 1997, com um acúmulo de 99,6 mm de chuva por hora.
Risco de escorregamento
Estragos causados pela chuva (Foto: Bruno Gonzalez / Agência O Globo)
Segundo o Centro de Operações, a probabilidade de escorregamento é muito alta nas encostas da região da Grande Tijuca, Andaraí, Lins, Grajaú, Rio Comprido e Alto da Boa Vista. A orientação da Defesa Civil é para que as pessoas que moram em áreas de risco se dirijam a pontos de apoio em locais seguros e permaneçam lá até a chuva parar.
A Defesa Civil municipal recebeu 200 chamados das 19h de segunda-feira (25) às 10h30 desta terça-feira (26) por causa do temporal que caiu no Rio. A maioria dos chamados foi para alagamentos (64), seguidos de desabamento de barreiras sobre imóveis ou carros (16), rachaduras ou infiltrações em paredes (14), deslizamentos de terra (12), desabamento parcial de imóveis (9)

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Flickr Images

Formulário de contato