Dicas para não errar ao comprar os ovos de Páscoa
4/21/2011 09:17:00 PMLuciano Santos
A associação de defesa ao consumidor encontrou em 2010, por exemplo, ovos número 15, com 150g (Garoto Batom Chocolate ao Leite e Chocolate Branco) e 240g (Garoto Opereta Chocolate Branco com Castanha de Caju). O Batom, mesmo tendo menos chocolate, tinha um custo de R$ 23,99, mais caro do que o Opereta, de R$ 16,99.
A PROTESTE constatou exatamente a mesma situação na comparação dos ovos da Lacta Sonho de Valsa e Spiderman e nos da Nestlé Disney Fadas e Chocolate ao Leite com Flocos de Arroz. Confira nesta tabela.
Mais um fator a favor da escolha pelo peso é a confiabilidade das medidas anunciadas pelas empresas. Levantamento realizado pela PROTESTE em parceria com o IPEM-SP no ano passado constatou que dos 70 ovos checados, apenas cinco tinham um peso diferente do declarado.
Outra dica é dar uma pesquisada em mais de um estabelecimento. Dá trabalho, é verdade, mas pode compensar. Pesquisa realizada em março deste ano em São Paulo pelo Procon mostrou que o preço de um mesmo ovo pode variar até 101% em diferentes estabelecimentos. Veja a pesquisa de preços.
É importante ainda ficar atento às especificações contidas nas embalagens, especialmente se você está comprando o ovo para uma criança. A validade e a composição do doce devem sempre ser conferidas. O mesmo vale para o selo do Inmetro e a indicação de faixa etária, caso o ovo tenha algum brinquedo.
0 comentários