Batalha de tablets: Ipad2 vs. motorola xoom
3/09/2011 04:10:00 PMRichard Caique de Oliveira O sucesso do iPad no ano passado fez com que as concorrentes da Apple fossem correndo preparar aparelhos semelhantes, como o BlackBerry PlayBook, o Motorola Xoom e o Samsung Galaxy Tab.
Mas apesar de todos esses novos produtos no mercado (nem todos já foram lançados), a Apple continua como o padrão definitivo para o que deveria ser um tablet, como evidenciado no lançamento do iPad 2 na última semana. O lançamento do novo gadget não apenas roubou a atenção do recém-lançado rival Xoom, mas também serviu para mostrar ao resto do mundo que a “maçã” não estava apenas descansando sobre seus louros. Nesta reportagem, vamos dar uma olhada em como o novo iPad se sai contra o Xoom (primeiro tablet a trazer o Android 3.0, sistema criado especificamente para tablets) em aspectos como hardware, sistema operacional, opções de modelos e preços.
Hardware
Ambos os aparelhos possuem processadores dual-core de 1GHz, por isso poderão rodar aplicativos e navegar na web de maneira mais rápida que o primeiro iPad. Os dois tablets também oferecem duração de bateria igual, já que oferecem cerca de 10 horas para uso de web via Wi-Fi e cerca de 9 horas para uso da web via 3G. E por último, ao contrário do iPad original, tanto o Xoom quanto o iPad 2 possuem duas câmeras cada, uma traseira e outra frontal.
Software
O iPad 2 roda o iOS 4.3, versão mais nova do sistema operacional da Apple que fez sucesso no iPhone e depois migrou para o tablet. Enquanto isso o Xoom roda o Android 3.0, também conhecido como “Honeycomb”, que é a primeira versão do sistema da Google desenvolvida especificamente para tablets. Essa é uma área em que o iPad realmente se destaca, uma vez que o iOS já é conhecido e confortável para muitos usuários de tablets enquanto o novo sistema do Google ainda é algo como um trabalho em andamento. Isso não é dizer que o Android nunca vai alcançar ou até superar o iOS, mas atualmente o sistema da Apple leva vantagem. E é claro, a beleza do Android é que muitas fabricantes de aparelhos o adotaram. Então, mesmo que a versão do Xoom não seja algo finalizado, pode ser muito melhorada quando os outros tablets com o mesmo sistema chegarem ao mercado nos próximos meses.
Preço (nos EUA)
É aqui que as coisas ficam complicadas para o Xoom. O preço do tablet da Motorola de 32GB e 3G sem subsídios é de 799 dólares, mais do que os 729 dólares que a Apple sugere como preço para o modelo 32GB do seu tablet (com Wi-Fi e 3G). A Motorola também promete um modelo apenas com Wi-Fi por 599 dólares, mesmo preço cobrado pela Apple no iPad Wi-Fi. O problema é que a “maçã” também está oferecendo uma maior variedade de modelos para usuários com diferentes necessidades: 16GB, 32GB ou 64GB de armazenamento (Wi-Fi ou Wi-Fi + 3G), com preços entre 499 e 829 dólares. No final das contas, a maior variedade de modelos e preços do iPad dão vantagem para o aparelho da Apple sobre o rival da Motorola.
0 comentários